Chamada Blog - Vendas por WhatsApp

As vendas por Whatsapp são uma realidade no mercado de varejo brasileiro. Nenhum outro país se adaptou tão bem ao app a ponto de integrá-lo comercialmente e mudar seu sistema de vendas quanto o Brasil. Cenário aumenta a competitividade entre as empresas e a integração do PDV (Ponto de Vendas) com o aplicativo tornou-se requisito obrigatório e não mais um diferencial competitivo. Quer compreender a dimensão da importância e o que você pode fazer para beneficiar seu negócio? Vem conferir a nossa postagem.

VENDAS POR WHATSAPP: MUDANÇA NOS ÚLTIMOS ANOS POTENCIALIZA O CENÁRIO COMPETITIVO ENTRE AS EMPRESAS

Se você é lojista ou profissional freelancer, já deve ter adaptado sua rotina de atendimento ao cliente e vendas por WhatsApp. Entretanto, algumas empresas ainda encontram algumas dificuldades na integração do app do grupo Meta às práticas frequentes de atendimento aos seus clientes. Os motivos podem ser diversos, mas resistência às mudanças, engessamento do sistema de atendimento e a carência de ferramentas aptas para gerenciar demandas são os principais desafios encontrados pelas empresas.

A realidade ainda é que muitos negócios enfrentam problemas financeiros devido aos impactos diretos e indiretos do cenário macroeconômico a nível global, vide Pandemia de Covid-19, guerra da Ucrânia dentre outros. Dessa forma, ainda colhem os frutos de seus impactos, o que repercute no mercado e impacta na arrecadação de receitas. Logo, empreendedores optam por cortar despesas e reduzem investimentos, mas nem sempre tal atitude é a mais benéfica para seus empreendimentos.  O preço a não adaptação é caro: empreendimentos que não seguem as tendências, acabam sendo canibalizados pela concorrência. Então para o mercado varejista, adaptação é a chave da resiliência.

COMO O APLICATIVO TORNOU-SE PRESENTE NAS ROTINAS DA EMPRESAS?

Criadores do aplicativo de mensagens WhatsApp.

Desde sua criação em 2009, o WhatsApp, desenvolvido pelos criadores Jam Koum e Brian Acton, ex-funcionários da Yahoo, sofreu algumas modificações que foram cruciais para sua popularidade no Brasil. Diferente de sua visão inicial, na qual a proposta era ser unicamente uma ferramenta de troca de mensagens, o seu desenvolvimento ao longo dos anos foi adequado a demandas de mercado: o aplicativo incorporou algumas ferramentas que possibilitaram o seu crescimento como abertura de catálogos e ainda, o desenvolvimento posterior de sua versão empresarial, o Whatsapp Business. Esta versão do aplicativo foi elaborada como uma tentativa de entrar no mercado de comunicação empresarial, uma vez que a demanda para tal ação foi positiva. A realidade é que a versão corporativa do app se popularizou como um canal de tratativa entre consumidores e empresas, sendo a maioria das interações para o segmento varejista no padrão “B2C”, ou seja, de empresa para cliente final.

Dessa forma, as vendas por WhatsApp sofreram uma modificação, uma vez que a incorporação de ferramentas profissionais foi desenvolvida para suprir algumas necessidades tais como catálogo comercial, mensagens automáticas e possibilidade de multitelas. A novidade foi tão bem recebida pelas empresas que mesmo em sua versão paga, que conta com suporte do grupo Meta, a adesão foi alta.

Ao longo do tempo, clientes e empresas varejistas foram se adequando a utilização do aplicativo, potencializando as interações entre ambos. O que antes era um diferencial, hoje é visto como obrigatoriedade para a sobrevivência dos negócios. E tal necessidade é percebida pela Indústria, a qual o Whatsapp foi integrado como canal de tratativa interna entre funcionários. Você com certeza participa de algum grupo de Whatsapp com seus colegas de trabalho, não é mesmo?

Com uma procura estimada em mais de 100 mil download na loja Google Play ao longo dos últimos anos, o Whatsapp Business vem se destacado como o aplicativo mais buscado pelas empresas e se tornou a ferramenta de comunicação mais aderida ao redor do Mundo.

INTEGRAÇÃO COM O PDV É POSSÍVEL?

Fonte: Freepik.

Agora, direto ao que interessa: integração das vendas por Whatsapp com o PDV de seu negócio é possível? A resposta é sim.

Como mencionamos, inteligência artificial é utilizada por meio de ‘chatbots’ e o desenvolvimento de API possibilitaram a integração e soluções a alguns ERP. Outras softwarehouses (empresas especializadas no desenvolvimento de softwares e aplicativos) desenvolveram um produto a parte que pode ser disponibilizado por meio de disparos de WhatsApp e funcionam como uma espécie de catálogo digital.

Em outras palavras, as empresas criam seus catálogos de produtos, solução essa conhecida como catálogos digitais. Assim, categorizam, escrevem suas descrições e os precificam de acordo com suas estratégias de venda, exatamente como um catálogo de vendas. A diferença aqui é a dinâmica do pedido: ao invés do intermédio de um representante físico intermediando a venda, o empreendedor disponibiliza ao cliente opção de realizar o pedido de casa, apenas com um clique.

Esses catálogos são enviados por meio de links, nos quais os clientes têm acesso pelos disparos de mensagens automáticas ou manuais. Ao acessá-los, o API mostra todos os produtos, especificados por referência, SKU, quantidade disponível em estoque, preço e mais. O cliente pode cadastrar seu cartão ou usar as informações do ‘Google Payment’ para realizar a compra. Após o pedido ser solicitado via catálogo e o pagamento aprovado, o PDV reconhece o pedido de compra e assim, faz a venda e já dá baixa no estoque. De forma simples e prática, as empresas facilitam toda a rotina e experiência de compra do cliente. Ainda, a automatização do processo facilita as rotinas das empresas, uma vez que as vendas podem ser integradas ao PDV.

NOSSAS APOSTAS: SHOPMORA E SISMOURA

A JN Moura, parceira da Softkore Automação, criou uma solução exclusiva que permite a venda por Whatsapp de seus produtos. Com o ShopMoura você cadastra inúmeros produtos e pode organizá-los por categorias e subcategorias. Seu cliente acessa o link e navega pelo catálogo da sua loja.

Depois de adicionar tudo no carrinho, é só preencher o cadastro e realizar o pedido direto no Whatsapp da loja. Você só precisa cuidar da logística e das entregas. Outro fator interessante, há integração com o software comercial SisMoura, ERP distruído por nosso parceiro.

Você verá suas vendas crescerem e sabe o porquê? Porque seu cliente está no Whatsapp, independente de quem ele seja.             

Ficou interessado em conhecer mais e se beneficiar das vantagens da integração de vendas por WhatsApp com um sistema gerencial? Que tal tirar suas dúvidas com a gente? Basta mandar uma mensagem que o nosso time está disponível para lhe auxiliar.

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