Instalação e Configuração de MFE softkore fortaleza

O Módulo Fiscal Eletrônico (MFE) é um equipamento desenvolvido para a emissão, assinatura e envio de todas as informações fiscais de venda de uma empresa à Secretaria da Fazenda. O MFE possui todas as formas de validação do cupom fiscal por meio dos arquivos XML. Sua aplicabilidade é direcionada para todas as empresas varejistas que precisam emitir o cupom fiscal eletrônico de venda (CF-e) no estado do Ceará.


Antes, as informações fiscais de venda das empresas só chegavam a SEFAZ por intermédio das obrigações acessórias. Assim, ao substituir as antigas Emissoras de Cupom Fiscal (ECF), o Módulo Fiscal Eletrônico modernizou o cenário da automação comercial, pois as informações de vendas são enviadas à Secretaria da Fazenda do Ceará de acordo com uma periodicidade pré-estabelecida. Dessa forma, o envio das informações fiscais de venda de uma empresa ao fisco passou a ser mais ágil e seguro.

Dessa forma, o MFE é um equipamento indispensável às empresas varejistas que precisam emitir o cupom fiscal eletrônico (CF-e). Porém, para o completo usufruto do MFE, são necessários alguns procedimentos tais como sua instalação, configuração, ativação e vinculação.

Como instalar um MFE (Módulo Fiscal Eletrônico)?


Vinculação de Módulo Fiscal Eletrônico


Esse processo consiste em vincular o número de série do equipamento ao CNPJ que consta na nota de compra do MFE. Para que seja realizado o procedimento, faz-se necessário o auxílio do contador, pois é por intermédio do usuário e senha do mesmo que se tem acesso ao ambiente na SEFAZ.

Após o acesso do contador, deve-se escolher o cliente que utilizará o MFE. Depois de escolher o contribuinte, a contabilidade necessitará do certificado digital do cliente para a geração do Termo de Aceite e assinatura digital do documento emitido. Após esse processo, é possível vincular o número de série do MFE ao CNPJ do contribuinte. Caso a contabilidade não possua o certificado digital, torna-se necessária a realização da impressão do Termo de Aceite e que o responsável pela empresa assine o mesmo e leve-o até a SEFAZ para que o processo de gravação do termo seja realizado. Somente então, será possível realizar a vinculação do número de série.


Instalação e configuração do equipamento


Essa etapa do procedimento deve ser realizada por técnicos, pois para instalar o Módulo Fiscal Eletrônico, é necessário ter conhecimento em redes de computadores e também conhecimento de softwares gerenciais. O técnico, nesta parte do procedimento, será responsável pela disposição e funcionamento de drivers e todo o aparato necessário para a instalação e configuração do equipamento.


Ativação de equipamento


Essa etapa sucede a disposição e configuração dos drivers necessários na etapa de instalação e configuração do equipamento. Esse procedimento pode ser realizado em qualquer computador que tiver o “módulo monitor” e o “módulo integrador” da SEFAZ configurados com os dados do seu estabelecimento e em execução no computador. 


Para ativa-lo, deve-se ativar o software de execução de ativação do fabricante do seu MFE, checar o status de comunicação entre seu MFE e computador. Entrar na opção de ativação e criar um código de ativação.


Vinculação com o fornecedor do software


Por fim, a última etapa do processo é realizada conjuntamente à empresa fornecedora do software de gestão do cliente.

Dessa forma, o último procedimento necessário é a vinculação do estabelecimento do cliente à software house contratada para o software de frente de loja. Esta empresa deve sinalizar a Sefaz-CE sobre este vínculo. Este procedimento é feito por Internet e é feito pela empresa contratada, ou seja, o fornecedor de software. Assim que o procedimento de ativação e vinculação estiver concluído, você deve configurar o seu software frente de loja para que suas vendas possam ocorrer normalmente.

Essas são as etapas e os procedimentos necessários para a configuração e instalação do Módulo Fiscal Eletrônico. Pareceu complicado? Deixa que a gente descomplique! Na hora da instalação, conte com uma equipe profissional para resolver seu problema. A Softkore é especialista em automação comercial e equipamentos de informática. Nosso time é especializado nos trâmites de Módulo Fiscal Eletrônico. Realizamos a instalação e configuração do seu Módulo Fiscal Eletrônico.

Para mais informações sobre os equipamentos e serviços, entre em contato com conosco.