Arte para Capa - Chamada de maétia no Blog- Review de Impressoras Elgin

As impressoras térmicas de cupons, também conhecidas como impressoras de CF-e e NFC-e, são equipamentos versáteis e necessários nas rotinas de muitas empresas. Empreendedor, se você está a procura de uma impressora térmica de cupons, provavelmente está a par da popularidade de alguns modelos do mercado de automação comercial e de sua importância nos PDV de varejo.

Neste artigo, comentaremos sobre as principais caraterísticas dos modelos mais populares de impressoras de automação do mercado, os modelos i7 e i9 da Elgin, uma das principais distribuidoras nacionais de equipamentos de automação.

Mas antes, iremos esclarecer algumas dúvidas frequentes sobre esse equipamento. Vamos lá?

PARA QUE SERVE UMA IMPRESSORA DE CUPONS?

Basicamente, servirá para imprimir cupons fiscais, ou seja, cupons SAT-CF-e e MFE, assim como recibos não fiscais e outros extratos em que a impressão térmica e as configurações de impressora colaborem na agilidade de impressão, como exemplo: comandas de pedidos e senhas, comprovantes e afins.

Se você precisa de uma impressora térmica de cupons, certamente seu negócio precisa emitir grandes quantidades de extratos e de forma rápida. Assim, optar por modelos de impressora offset, digitais ou jato de tinta acaba não sendo um investimento de bom custo-benefício, sendo dessa maneira, as impressoras térmicas de cupom a melhor opção.

As impressoras térmicas de cupons são realidade nos PDV (Ponto De Venda) da maioria das empresas e necessárias para cumprir todos os requisitos e obrigatoriedades de funcionamento dos estabelecimentos varejistas.

IMPRESSORA FISCAL, IMPRESSORA NÃO FISCAL OU IMPRESSORA TÉRMICA DE CUPONS?

É comum causar confusão ao falar sobre esses três tipos de impressoras, mas suas definições são, na realidade, bem simples. Impressoras fiscais são conhecidas como as antigas Emissoras de Cupom Fiscal (ECF) que vigoraram até 2017 na legislação brasileira. Essas consistiam em um equipamento emissor de cupons fiscais e a retenção de informação sobre suas operações fiscais eram realizadas diariamente e informadas ao Fisco por meio de obrigações acessórias. Porém, esses equipamentos não são mais comercializados, apesar de alguns poucas empresas ainda os utilizarem. Os ECF foram substituídos pelo Módulo Fiscal Eletrônico (MFE) no Estado do Ceará e pelo Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos (SAT Fiscal) nos demais Estados da federação. Esses hardwares validam o cupom fiscal eletrônico (CF-e) e o transmite à Secretaria da Fazenda automaticamente, trazendo dinamicidade e ressignificando e simplificando os processos burocráticos referentes às informações de vendas.

Dessa forma, os antigos Emissores de Cupons Fiscais foram substituídos por equipamentos eletrônicos que simplificaram e agilizaram a comunicação e repasse de informações de venda das empresas ao Fisco. Porém, embora todo esse processo tenha se tornado digital, os varejistas ainda necessitam, segundo legislação, fornecer o cupom fiscal de compra aos consumidores, já que estes são comprovantes de compra e contêm as informações necessárias de identificação da empresa e de seus produtos, valores e alíquota de impostos, informações fiscais e afins.

Assim, conjuntamente aos equipamentos Módulo Fiscal Eletrônico e SAT Fiscal, as impressoras térmicas de cupons atuam como impressoras de cupons fiscais do consumidor, exercendo, dessa forma, o conjunto binário de equipamentos que permitirão o empreendedor emitir, validar, enviar as informações fiscais de venda à secretaria da Fazenda de seu Estado e de fornecer o extrato fiscal de venda a seus clientes. Dessa forma, as impressoras térmicas de cupom fiscal tornaram-se popularmente conhecidas como impressoras não fiscais, uma vez que as informações de “obrigatoriedade fiscal” são fornecidas pelos hardwares SAT Fiscal ou MFE e enviadas periodicamente por meio digital à Sefaz. Ou seja, no fim das contas, a impressora não fiscal emite apenas o cupom fiscal emitido e validado por outros equipamentos.

Tendo isso esclarecido, podemos começar a nossa avaliação.

ELGIN I7

Este modelo de impressora se adapta a maioria dos ambientes comerciais: PDV, guichês de senhas, balcão de atendimento, cozinhas industriais e afins. A possibilidade é ampla.

Por ter um tamanho reduzido em comparação a outras impressoras de cupons no mercado, o modelo Elgin i7 pode passar despercebido, sendo ideal para aquelas pessoas que preferem a descrição de seus equipamentos em seus Pontos de Venda. Seu modelo de conexão é USB, o que a torna popular por ter um padrão de conexão mais simples de se configurar. Sua velocidade de impressão chega a 200 mm/segundo, o que garante a emissão do papel muito mais rápido do que outros modelos de impressora no mercado.

Com preço mais competitivo, esta impressora é uma aposta certa para PDV de pequenos negócios que buscam um equipamento de qualidade com um preço acessível.

Impressora Elgin i7.

A seguir, algumas especificações técnicas do modelo i7.

Fonte: shorturl.at/ghjuR

Quer saber mais sobre este equipamento? Acesse o site do fornecedor e verifique as especificações técnicas.

ELGIN i9

Modelo mais atual das impressoras de automação Elgin, o modelo Elgin i9 conta com design moderno e elegante. Disponível em três modelos de conexão: USB, USB + Ethernet ou USB + Serial, esse hardware é mais resistente e robusto em comparação ao modelo anterior.

Os grandes diferenciais deste equipamento comparado à impressora Elgin i7 são sua guilhotina e sua velocidade de impressão. O modelo i7 conta com serrilha de corte, o que condiciona o corte do extrato de papel de forma manual, ou seja, sendo o operador responsável pelo destaque do cupom. Já no modelo i9, o corte de papel é feito por meio de uma guilhotina de forma automática e rápida logo após sua impressão, não sendo necessário o seu destaque: o cupom já sai emitido e cortado automaticamente. Quanto a sua velocidade de impressão, a i9 chega a 300mm/segundo, sendo mais ágil do que a i7. O equipamento também possui um sistema gratuito integrado que possibilita a emissão de senhas.

Impressora Elgin i9.

Algumas especificações técnicas do modelo i9:

Fonte: shorturl.at/vFJK9

Assim como a impressora Elgin i7, a Elgin i9 conta com uma tecnologia de impressão térmica direta, ou seja, usa o calor como método de impressão em papel bobina. A confiabilidade de vida útil de suas cabeças térmicas de impressão em ambos os modelos é de 150 km! Porém, o modelo de impressora i9 comporta apenas bobinas com tamanho máximo de 83mm.

Além disso, aqui nota-se uma diferença comparada ao modelo de impressora Elgin i7. A impressora i9 não tem compatibilidade com a versão de software Windows Vista da Microsoft. Esse modelo já não conta com drivers compatíveis com esse sistema operacional, por isso, é importante levar em consideração a versão de seu sistema operacional.

Quer saber mais sobre este equipamento? Acesse o site do fornecedor e verifique as especificações técnicas.

SUPRIMENTOS NECESSÁRIOS

Assim como o modelo i7, a impressora térmica de cupons Elgin i9 conta com o processo de impressão térmica direta. Esse procedimento funciona da seguinte maneira: a cabeça de impressão presente no equipamento é composta por um sistema de agulhas que, por meio da dissipação de energia elétrica causada por resistores, estimula a liberação da cor por meio de estímulos térmicos (calor). Dessa forma, as agulhas riscam o papel termossensível, fazendo com que a tiragem seja impressa no cupom, criando, dessa forma, a impressão. É importante frisar que a impressão aqui é monocromática.

Como o único suprimento necessário para impressão é a bobina térmica, deve-se ter alguns cuidados com o papel a ser utilizado neste método de impressão. Escolha sempre bobinas térmicas de qualidade para garantir o bom funcionamento do equipamento e sua boa impressão. A bobina deverá ter o tamanho máximo de 110mm para as impressoras i7 e o tamanho máximo de 83mm para as impressoras i9.

Além disso, é de suma importância que, independente do modelo que você escolher, sempre opte por usar bobinas que sigam os requisitos necessários da portaria ATO ICMS / COTEPE Nº 4 de 11 de março de 2010 que regulamenta as especificações exigidas para utilização de bobinas de papel em ECF.

A Softkore é fornecedora de bobinas de papel para impressoras térmicas de cupom. Para orçamento e mais informações a respeito deste produto, clique aqui.

ENTÃO, QUAL MODELO EU DEVO ESCOLHER?

Deverão ser considerados alguns pontos importantes como preço ou capacidade de investimento, velocidade de impressão do equipamento, economia de papel, tipo de conexão necessária e compatibilidade com o seu software de gestão.

As impressoras Elgin i7 costumam ser mais baratas, o que facilita a sua aquisição e, assim, acabam sendo preferidas pelos empreendedores devido aos altos investimentos na montagem completa de um Ponto de Vendas (PDV), o que significa compra de licença de software e outros equipamentos necessários como microcomputadores, SAT Fiscal ou MFE, leitores de código de barras, gavetas de dinheiro e afins. Entretanto, tenha em mente que sua realidade deverá condizer com a necessidade de investimento, afinal, é importante escolher sempre o equipamento que melhor atende a todas as expectativas e necessidades do seu negócio.

Por isso, leve em consideração: o tipo de conexão estabelecido entre impressora e computador também influenciará o desempenho do equipamento? Será melhor para você usar a conexão Ethernet-USB ou Serial-USB? Poderá ser usada somente conexão por USB? Você irá emitir seus cupons de um notebook ou desktop? Consigo investir em um estoque de bobinas? E por aí vai.

A realidade é que ambas as impressoras Elgin i7 e Elgin i9 atendem muito bem as necessidades de qualquer empresa que necessite emitir cupons NFC-e ou outros tipos de extratos. O que diferenciará a necessidade de adquirir um modelo em detrimento de outro será a longevidade de uso do equipamento, sistema operacional instalado em sua máquina e a necessidade de serrilha ou guilhotina para agilizar o corte do papel.

Gostou do nosso review? Que tal seguir a gente nas redes sociais e sempre ficar por dentro das novidades? Siga a Softkore no Facebook e Instagram e acompanhe sempre as novidades em nosso blog!

Assine a nossa newslatter e fique por dentro das notícias e novidades do mundo da automação comercial e softwares de gestão empresarial.

Write A Comment

Como posso te ajudar